Links between Brazil & Ireland                                                                                                                                                                              www.visiteirlanda.com

 

BLOOMSDAY Brasil 2009

 

Bauru – SP,  Belo Horizonte – MG,  Curitiba (2) – PR,  Florianopolis – SC,  Natal – RN, Ponta Grossa – PR,  Rio de Janeiro (2) – RJ,  Santa Maria – RS,  Sao Paulo – SP.

 

Com os cumprimentos de Peter O’Neill (Ed.). E. peter.links@gmail.com W. www.visiteirlanda.com

Bloomsday - http://pt.wikipedia.org/wiki/Bloomsday

James Joyce Centre: Bloomsday in Brazil - http://www.jamesjoyce.ie/detail.asp?ID=181

 

Bauru, SP

 

POCKET-SHOW Claudio Crow: “IRISH MUSIC & BLOOMSDAY

Dia 16 de junho de 2009, SESC BAURU


16 de junho é o dia internacionalmente conhecido como "Bloomsday" - afinal, no aclamado "Ulysses" de James Joyce, é nessa data que se desenrola a épica aventura de Leopold Bloom, na Dublin de 1904.

Nesta pequena apresentação no SESC BAURU, Claudio Crow combina o melhor da música tradicional irlandesa com importantes informações sobre "ULYSSES" e a Irlanda de James Joyce.

Serviço: SESC BAURU, Av.  Aureliano Cardia, 6-71- Vila Cardia. 17013-411 - Bauru, SP.
T. 
(14) 3235-1750  F. ( 14) 3234-7590  E. email@bauru.sescsp.org.br   Blog: http://blog.claudiocrow.com.br  

 

 

 

Belo Horizonte, MG - http://www.oficcinamultimedia.com.br/bloomsday.htm  You Tube Video: http://www.youtube.com/user/oficcinamultimedia

Desde 1990 o Grupo Oficcina Multimédia (GOM) comemora em Belo Horizonte o Bloomsday, dia internacional do escritor irlandês James Joyce. Estes eventos foram sempre pautados num espírito de festa cuja tônica recaía na irreverência e no espírito de uma criação artística livre, se manifestando em performances e instalações. Sempre participam convidados de diversas áreas: cientistas, videomakers, poetas, artistas visuais… Em 2009, o Bloomsday em BH conta com a participação da escritora Lucia Castello Branco e de uma intervenção inédita do Poro.  Entrada franca.

DIA 14 DE JUNHO – 2009 – DOMINGO / 19h
EXIBIÇÃO DO FILME “A FILHA DE RYAN” (Inglaterra, 1970,194 min – Dir: David Lean)
Logo após a sessão, o Grupo Oficcina Multimédia oferecerá um café com bolo.
Local: FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA (R. Gonçalves Dias, 320 – Funcionários)

DIA 16 DE JUNHO – 2009 – TERÇA-FEIRA
“Correio Sentimental – Cartas Perfumadas de Amor”
Interação com o público em diversos pontos da cidade. Os transeuntes serão estimulados a escrever cartas de amor que serão encaminhadas pelo Grupo Oficcina Multimédia aos seus destinatários.

10h às 11h30 – Praça 7, quarteirão do Cine Brasil. (Rua Carijós com Av. Afonso Pena)
12h às 13h30 – Entrada da Rodoviária de Belo Horizonte
15h30 às 17h – Parque Municipal

“Intervenção do Poro/BH”
10h às 11h30 – Praça 7, quarteirão do Cine Brasil.
(Rua Carijós com Av. Afonso Pena)

“Projeto Terças Poéticas – “Apaixonados por Joyce”
18h30 – Jardins Internos do Palácio das Artes
(Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)

Em parceria com o Projeto Terças Poéticas da Fundação Clóvis Salgado, o GOM promoverá um encontro com a professora da UFMG e escritora Lucia Castello Branco sobre o tema “Amor ímpar”. Logo após o encontro abriremos espaço para a leitura de textos de James Joyce.

+Informações: T. (31) 3221.6200 / (31) 8809-9792. W. www.oficcinamultimedia.com.br

 

Related web site: http://www.cultura.mg.gov.br/?task=home&sec=6

Guia Entrada Franca - http://www.guiaentradafranca.com.br/agendaG.php?idUrl=4001

Agência Brasileira de Notícias - http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=48691

Flickr Photos - http://www.flickr.com/photos/felipemessiass/3635917988/in/photostream/

 

17.06.09  Olá Peter, como vai?.Queria lhe dar notícias sobre o Bloomsday 2009.

O Bloomsday deste ano foi um sucesso a começar pela exibição do  filme "A filha de Ryan" e do café com bolos que servimos depois da sessão,  tivemos  um público razoável levando em conta o horário e a duração.Nosso percurso pelas ruas foi surpreedente! O elenco  masculino vestido de noivas percorreram toda a avenida e as bancas instaladas na Praça 7, rodoviária e Parque Municipal com modelos de cartas amorosas, fazia com que o público se aproximasse, se assentasse com os atores e escrevesse suas cartas a partir dos modelos propostos ou de seus próprios modelos.  As pessoas realmente se interessaram em escrever cartas e , apesar de não ter sido nossa intenção,   o encontro foi quase terapêutico. Homens e mulheres comentaram sobre suas frustrações amorosas, sonhos  e desejos etc.Alguns  achavam que era uma manifestação gay e aderiram perguntando se tínhamos algum papel para assinar em favor do casamento entre gays, ou  desde já se posicionando em favor de qualquer manifesto favorável à causa.O público do Terças Poéticas ,um evento literário realizado pela Fundação Clóvis Salgado, foi  maravilhoso, o público reagiu muito bem  às  músicas e coreografias "bregas" dos atores, cantaram juntos e se divertiram com os homens vestidos de noivas, alguns de bigode dançando no pátio do Palácio das Artes. A palestra de Lucia Castelo branco foi ótima, ela falou com uma competência extraordinária  sobre o tema :O amor impar.Depois fizemos leituras de Joyce incluindo as cartas picantes que escreveu a Nora.Parece que o evento vai se consolidando em BH , com o tempo, vamos cumprindo nosso objetivo de divulgar Joyce apostando na sua genialidade e liberdade de expressão.Temos umas fotos maravilhosas neste site, que ilustram nosso passeio pelas ruas de Belo Horizonte! Um abraço e obrigada pelo seu contato conosco.Ione de Medeiros Grupo Oficcina Multimédia de Belo Horizonte - gombh <gombh@uol.com.br>

http://www.flickr.com/photos/felipemessiass/3635917964/in/photostream/a

 

 

Curitiba, PR (1) - http://www.centrofeminino.com.br/agenda.html

BLOOMSDAY: “A influência de James Joyce”

Palestra dialógica com os mestres em letras: Ivan Justen Santana e William Crosué Teca.
Na sequência, apresentação musical da dupla Dublês de Dublin

E-mail de Ivan Justen Santana de 15.06.09: “Thanks, Peter - and thank you for calling Centro Feminino - this is Ivan: você falou comigo e fiquei de repassar as informações, mas o que consta no arquivo já dá conta do que aconteceu hoje.

Na verdade, o mestre William Crosué Teca não pôde participar, mas eu ministrei a palestra A influência de James Joyce, comentando sobre a posição de Joyce na literatura ocidental e destacando a pluralidade de estilos em Ulysses. Resumi cada capítulo do livro e comentei sobre os respectivos estilos, de acordo com os Schemas (Linati e Gilbert), e sobre o uso do monólogo interior por Joyce.

 

Em seguida, como membro da dupla Dublês de Dublin (o outro dublê é o William), executei nossa versão brasileira da canção folclórica Finnegan´s Wake (Velando Tim), cantando e tocando violão.

 

Na plateia havia por volta de 30 pessoas, em sua maioria sócias do Centro Paranaense Feminino de Cultura, instituição cultural de Curitiba, onde o Bloomsday é comemorado desde o ano 2000.

Amanhã (dia 16) vou comparecer à palestra da Luci Collin na Livraria Curitiba.

Uma coisa interessante sobre Curitiba e o Ulysses é que o dia da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, é 8 de setembro (data considerada o aniversário da Virgem Maria (Virgin Mary), feriado religioso aqui em Curitiba - é também a data de aniversário de Molly Bloom, como você deve saber.

Outro fato interessante é que dois de nossos mais importantes escritores, o poeta Paulo Leminski (1944-1989) e o contista Dalton Trevisan (1925 - ) são joycianos desde sua formação - Dalton traduziu trechos do Ulysses para sua revista (Joaquim) e Leminski traduziu o Giacomo Joyce (São Paulo: Brasiliense, 1985).

Happy Bloomsday!”

Centro Paranaense Feminino de Cultura

15 de junho às 16h00. Rua Visconte de Rio Branco, 1717- Centro, Curitiba. T. (41) 3232-8123.

 

 

Curitiba, PR (2) - http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=cursos&id=21173

Livrarias Curitiba comemora o Bloomsday (15.06.09)

Todo dia 16 de junho acontece na Irlanda o Bloomsday ou “Dia de Bloom”. Nesta data, admiradores do escritor James Joyce (1882-1941) oriundos de todas as partes do mundo saem pelas ruas de Dublin para percorrer o mesmo caminho feito por Leopold Bloom, protagonista do livro “Ulisses” - obra mais importante do autor e que se tornou um dos grandes clássicos da literatura mundial.

 

E novamente para comemorar a data, a Livrarias Curitiba realiza um evento especial, dentro do Ciclo de Literatura, amanhã (16 de junho), às 19h30, na loja do Shopping Estação (av. Sete de Setembro, 2775, Centro, tel. 41-3330-5118 / 3330-5000). A escritora Luci Collin ministra a palestra “Irlanda da Bloom, Irlanda Hoje”. A entrada é franca.

 

No evento ela fala sobre a explosão da cultura irlandesa no mundo contemporâneo, comenta aspectos da obra que inspiraram a data e mostra como são as comemorações em Dublin - capital do país e cenário das aventuras do personagem central.

 

Luci Collin – que é professora de Literatura de Língua Inglesa da UFPR e pós-doutoranda em Literatura Irlandesa da Universidade de São Paulo – compartilha suas impressões sobre sua recente visita à Irlanda, onde percorreu o trajeto descrito no livro Ulisses, de James Joyce.

 

A Livrarias Curitiba comemora o Bloomsday há mais de oito anos e foi a primeira livraria da cidade a celebrar a data. “Estamos sempre preocupados em promover encontros onde as pessoas possam discutir a respeito de grandes autores da literatura e suas obras. Nada melhor do que comemorar esse dia com um evento dentro de uma livraria” diz Leoni Cristina Pedri, diretora de marketing do grupo.

 

O livro - O romance joyceano narra as andanças do personagem Leopold Bloom por Dublin, durante as 24 horas do dia 16 de junho de 1904. Judeu cristianizado que vive da venda de anúncios publicitários em jornais, Bloom sai de casa para ir a um enterro e acaba percorrendo toda a cidade até encontrar com outros protagonistas como sua esposa Molly e o jovem poeta intelectual Stephen Dedalus. À primeira vista banal, a história se torna atraente devido aos inúmeros recursos lingüísticos empregados pelo autor.

 

Mesmo com tantos participantes mundo afora, há controvérsias sobre quando o Bloomsday começou a ser de fato comemorado. Alguns especialistas indicam 1925, três anos após o lançamento do livro. Outros, que foi nos anos 40, logo após a morte de James Joyce, enquanto a hipótese mais aceita indica que foi em 1954, data do qüinquagésimo aniversário do dia retratado em “Ulisses”.

 

Independente da discussão, hoje o Bloomsday é uma efeméride inserida no calendário cultural de vários países que não se restringe ao círculo de leitores que vasculham as mais de 900 páginas da obra.

Serviço

  • O que: palestra “Irlanda de Bloom, Irlanda Hoje” ministrada por Luci Collin
  • Quando: Amanhã (16 de junho), às 19h30
  • Onde: Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação (av. Sete de Setembro, 2775, Centro, tel. 41-3330-5118 / 3330-5000).  Quanto: Entrada franca.

Gazeta do Povo, 15.06.09 - http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?id=669178

Curitiba: http://www.descubracuritiba.com.br/?s=noticias&ss=noticia&id=1738

 

 

Florianópolis, SC - http://www.cronopios.com.br/site/noticias.asp?id=3308

O Bloomsday, o Dia de Bloom, homenageia o escritor irlandês James Joyce e, por extensão, a arte moderna e contemporânea, pois consiste num evento cultural no qual literatura, teatro, música, artes visuais etc. dialogam livremente. O Dia de Bloom é comemorado em várias cidades do mundo e do Brasil, sempre no dia 16 de junho, relembrando a data em que o senhor Bloom, o “herói” contemporâneo, perambulou durante várias horas pela cidade de Dublin, símbolo do nosso cosmo, no romance Ulisses. Em Florianópolis, o evento já acontece há seis anos, sob a coordenação de Sérgio Medeiros e Dirce Waltrick do Amarante, ambos membros do Nelool (UFSC). Desde 2007, o crítico e escritor Victor da Rosa integra a equipe que organiza o evento.

 

No dia 16 de junho, o Bloomsday de Florianópolis celebrará o “corpo” humano e/ou inumano, pois “O homem é o corpo, absolutamente, ou não será nada” (Nancy). No romance Ulisses, o senhor Bloom se expõe e se exila, é o corpo “sem pés nem cabeça” (aphalle et acéphale) de que fala o filósofo Jean-Luc Nancy, o corpo estrangeiro do estrangeiro (Bloom é um judeu irlandês), pois o corpo é o estrangeiro, é expropriado, o corpo espaça-se, o corpo expele-se, de igual modo.

 

O romance Ulisses dará seu sangue e seus órgãos ao Bloomsday de 2008, mas também o romance Finnegans Wake contribuirá com sua pele e sua alma. Assim, as duas grandes obras de Joyce serão homenageadas e evocarão juntas “o corpo 100 órgãos” da cosmologia joyciana.

 

A seguir, a programação oficial do Bloomsday 2008, que acontecerá no dia 16 de junho, segunda-feira, às 19 horas, no Centro Cultural Arquipélago, Rua Idalina Pereira dos Santos, 81, Agronômica (perto do CIC), Florianópolis.

 

PRIMEIRA PARTE: PELE E ALMA 

  Abertura, por Sérgio Medeiros

. A pele e o esqueleto: instalações, por Fernando Lindote e Camila Barbosa

. Reescritura de Ulisses e de Finnegans Wake, obra coletiva (com a participação de todos os presentes)

. O cemitério: leitura de trecho de Ulisses referente ao cérebro, por Fábio Corrêa

.Leitura de trechos da obra de Ana Hatherly, “Joyciana: Anaviva e Plurilida – 23 variações sobre fragmentos de Finnegans Wake de James Joyce”, por Dirce Waltrick do Amarante e Alai Garcia Diniz.

 

SEGUNDA PARTE: SANGUE E ÓRGÃOS 

. Sangue: improvisações no piano, por Diogo de Haro

. Coração e pulmão: leitura de um conto de Silveira de Souza, pelo autor, e leitura de uma fábula do escritor mexicano Juan José Arreola, por Byron Vélez

. As ruas: leitura de um trecho de Ulisses referente ao sangue, por Alai Garcia Diniz, e de um trecho de Corpus, de Jean-Luc Nancy, por Victor da Rosa

. Confraternização e encerramento com variedades de cervejas e um leilão de performances do Grupo ERRO.

 

Ponta Grossa, PR -  http://www.overmundo.com.br/agenda/bloomsday-2009-tributo-a-james-joyce-edicao-pgpr

Bloomsday 2009 – Tributo a James Joyce (edição PG/PR), Ponta Grossa PR 16/6                                               

Você é nosso convidado.        Promotional vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=dHXRUBykgZo

para participar na próxima terça, às 20h, do Bloomsday 2009 - edição Ponta Grossa. 16 de Junho é o dia mundial de tributo a James Joyce, um dos maiores escritores de todos os tempos. São 105 anos da ação de Ulysses, o monumental livro que reinventou o romance contando um dia na vida de Leopold Bloom,um homem comum.

Programação do evento:
- Apresentação sobre Ulysses: “O prazer da leitura de um clássico absoluto”
- Leitura de trechos escolhidos de Ulysses, Finnegans wake, Dublinenses e Pomas, a um tostão
- Debate
- Distribuição de Joyzines

Literatura regada a Irish Coffee e cerveja Guinness com sanduíche de mortadela. No endereço www.artigo.zip.net você encontra o cartaz do evento, feito pelo cartunista J. Robson, e o artigo "Há 105 anos, Leopold Bloom vivia o seu dia", de Helcio Kovaleski.

O evento está aberto a quem não está iniciado nos livros de James Joyce, quem procura estabelecer um primeiro contato. Para eles recomendamos os artigos sobre Bloomsday publicados na edição 17 do suplemento Gazeta Alt, da Gazeta do Paraná (Cascavel-PR). Os textos “Joyce é rock´n´roll”, de Silvio Demetrio, “Bloomsday: o dia de Ulisses (1922), de James Joyce (1882-1941)”, de Valdomiro Polidório, e “Joyce e o cinema”, de Vander Colombo.

Gazeta Alta - http://blogdoalt.files.wordpress.com/2008/06/gazeta-alt-ed17-15-06-08-visualizacao.pdf


Nos vídeos, vale a pena assistir ao longa-metragem “Vou para Casa” (2001), de Manoel de Oliveira. O protagonista é um ator entusiasmado com a possibilidade de trabalhar numa adaptação de Ulisses para o cinema (trailer e sinopse). Em curta-metragem, não se indica o experimental “Odysea” para quem está se digladiando com a história de Leopold Bloom, sob risco de tomar uma ação extrema.

 

O evento será no Lolla Café (Galeria Gravina, na esquina da Dr. Collares com a Cel. Dulcídio - Centro - Fone (42) 3025-2914). Ponta Grossa fica a 120 km de Curitiba (PR).

 

Vander Colombo - http://jhoje.com.br/unipar_observatorio/site_01/pag_quinze/pag_quinze.htm

Jornal da Manhã, 15.06.09 - http://www.jmnews.com.br/index.php?SETOR=BLOG&BID=1301

 

Natal, RN - http://www.nominuto.com/blog/bazar/bloomsday-em-natal/11058/  

Bloomsday em Natal

Artigo: Alexandre Gurgel - http://www.natalpress.com.br/index.php?Fa=aut.inf_mat&AUT_ID=32&MAT_ID=4691

Começa junho e também as inquietações para a data mais importante dessa época.

Que São João, o quê, ô inguinorante.

Natal celebra mesmo é o Bloomsday, o 16 de junho, o dia em que Leopold Bloom, desorientado por um chifre, saiu perambulando pelas ruas de Dublin, na Irlanda.

O fato é que pouco importa o que danado Leopold fez nas 16 horas que rodou pela cidade. Importante é que esse rolé ficcional se transformou naquele que é considerado por muitos o romance mais importante do século 20 (mas não tão lido assim): Ulysses, de James Joyce.

Estudioso e fã de carteirinha, o professor universitário Francisco Ivan comemora a data desde 1987 e este ano não será diferente.

Além da tradicional programação acadêmica na UFRN, o dia todo e com aquela discussão sobre a obra a partir das 19h, Chico Ivan faz pareia com Abimael Silva, do Sebo Vermelho e da Samba, e leva o Bloomsday para os pubs, digo, botecos do Beco da Lama.

A programação é a seguinte: às 11h, será exibido Ulysses (1967), adaptação cinematográfica do livro; e no Bardallo's, às 17h, o filme será Retrato do Artista enquanto Jovem.

E, no Sebo Vermelho, será servido um coquetel de lançamento do livro Panorama do Bloomsday em Natal, organizado por Francisco Magno de Araújo, a partir do acervo de Chico Ivan. Das 8h às 18h, vai rolar chope e carne de porco, prato típico irlandesa, lá no Sebo.  Além dos filmes supracitados e a versão para o cinema de Dublinenses.

É bom maneirar no chope. Quando pensar que não:

bababadalgharaghtakamminarronnkonnbronntonnerronntuonnthunntrovarrhounawnskawn-toohoohoordenenthurnuk!

Pode cair alguém no chão.

 

 

Web clipping: http://www.jornaldehoje.com.br/novo/navegacao/ver_noticias.php?id_ce=5033

 

 

Rio de Janeiro, RJ (1) - http://pontolacaniano.wordpress.com/2009/06/10/bloomsday-2009/ 

 

Data: 3a. feira, dia 16 de junho, às 21h00.  Entrada grátis.

Endereço: Escola Letra Freudiana (ELF), Rua Barão de Jaguaripe, 231 - Ipanema.

t. (21) 2522-3877  e. escola@letrafreudiana.com.br    w. http://www.escolaletrafreudiana.com.br/pagina.php?id=12035

 

As Epifanias de Joyce - A programa, com leitura de textos, será sobre as epifanias de Joyce, partindo de dois contos de Dublinenses: “Um caso trágico” e “Os mortos”, Um retrato do artista quando jovem e terminando com Ulisses: Bloom e Molly.  Organização: Doutora Bernardina da Silveira Pinheiro, Professora Emeritas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pós-doutorada na obra de Joyce.

 

Com a participação de: Petre O´Neill (1), Actor Roberto Lobo & Ilma (2) e Angela Rebello (3), e

 

Oboista-compositor Harold Emert (4 & 5) e narradora Phylis Huber (5) vão apresentar tres poemas para voz e oboé, escrito para Bloomsday. Duas poemas sao baseadas das poemas de Fausto Wolff, jornalista, escritor e poeta gaúcho quem morreu em 2008 e uma poema seria de próprio James Joyce. Harold e `Phylis ja apresentou na Festival Literária de Paraty (Flip) e nas apresentacões nas vários museus do RJ.  Harold Emert é um integrante da Orquestra Sinfonica Nacional-UFF, e antes era o primeiro oboista da OSB (1973-1997), OSPA (Porto Alegre) e Orquestra Sinfonica do Teatro Muncipal. Nasceu em Nova Iorque mas naturalizou Brasileiro, o musico Norte Americano-Brasileiro tem seis CDs gravados com solista. Já apresentou no mundo inteiro como solista, ou integrante das vários orquestras do Brasil e o Israel Philharmonic, Orquestras do Radio do Saarbrucken e Johannesburg Radio e o American Symphony de Nova Iorque, sua cidade natal. Como compositor e oboista, escreveu e gravou para filmes Brasileiras, televisão, dança (Debra Colker) e o mundo da MPB. Estudou em Nova Iorque,na Manhattan School of Music e em Freiburgo, Alemanha com Heinz Holliger.

 

Alex Navar (6), Úillean Piper (gaita-de-fole tradicional irlandesa).  Alex Navar é natural do Rio de Janeiro. Cantor e multi-instrumentista, estudou a arte de tocar a tradicional gaita-de-fole irlandesa ou “Uilleann Pipe” (pronuncia-se: ílan paipe) nas melhores escolas deste país. Navar já se apresentou ao lado de membros da Sinfônica de Cuiabá em Mato Grosso, participou da novela “Eterna Magia” da Rede Globo e cedeu entrevista a alguns programas de TV, entre eles o “Programa do Jô”. Alex apresentará temas tradicionais irlandeses na gaita-de-fole, assim como, em flautas típicas da “Ilha Esmeralda”. Para maiores informações, acesse: http://alexnavar.multiply.com/ e http://www.myspace.com/alexnavar

 

Related web sites:

http://www.orkut.com.br/Main#Event.aspx?cid=5691093964809051706&ect=1244770439368008000&uid=5691093964809051706&mt=16

Ponto Lacaniano: http://pontolacaniano.wordpress.com/2009/06/10/bloomsday-2009/ 

 

 

Rio de Janeiro, RJ (2)

 

Ponte de Versos no Bloomsday com lançamento de O Gozo de Ulysses, de Noga Sklar, terça, 16/06/2009, 19h, Livraria DaConde, Leblon.

 

IBIS LIBRIS, PONTE DE VERSOS e LIVRARIA DACONDE
convidam para o lançamento do livro de crônicas

Video promocional: http://www.youtube.com/watch?v=lEjwy39T3fI


O GOZO DE ULYSSES: AS MÚLTIPLAS LÍNGUAS DE JAMES JOYCE de Noga Lubicz Sklar.

 

Terça-feira, 16/06/2009 das 19 às 22h30 (a DaConde fecha agora às 23h, nas 2a., 3a. e 4a.f.)

 

A partir das 21h, haverá leitura de trechos de Ulysses em comemoração ao Bloomday com poetas convidados: Tanussi Cardoso, Pedro Lage, Tavinho Paes, Betina Kopp, Bayard Tonelli, Cristina Terra, Madame Kaos (Juliana Hollanda, Bia Provasi e Marcela Giannini), Rosália Milsztajn, Jorge Ventura. Karla Sabah e Pedro Lago.

 

Convidada especial: Angela Rebello. Venha fazer parte da comemoração na sobremesa.

 

Livraria DaConde, Rua Conde de Bernadotte, 26 lj. 125. Leblon.  Rio de Janeiro, RJ.

 

Thereza Christina Motta - coordenadora, Ibis Libris  E. therezaeditora@ibislibris.com.br

Ibis Libris Editora E. ibislibris@ibislibris.com.br 

Sinopse  http://www.ciadoslivros.com.br/book_details.asp?ProdId=A42642

 

 

Santa Maria, RS - http://amseverino.sites.uol.com.br/bloomsday/ 

 

Video promocional: http://www.youtube.com/watch?v=VOsum1M1XKQ

 

Fotos: http://picasaweb.google.com.br/bloomsday.santamaria/

 

A CESMA, Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, orgulhosamente

comemorando 31 anos e Ponto de Cinema, o bar onde todo mundo se encontra,

comemorando 18 anos de boa cerveja e bom papo, convidam você

para comemorar o Bloomsday Santa Maria 2009 (16ª. Edição)

 

BLOOMSDAY PONTO 2009 [PROGRAMA]

"Bloomsday: the day on which James Joyce's masterpiece Ulysses is set"

 

Café da CESMA - Centro Cultural CESMA

Rua Professor Braga, 55 - Centro - Santa Maria / RS

T. 0xx55 9146-8706 W. http://www.cesma.com.br

Ponto de Cinema Bar

Rua Ângelo Uglione, 1567 - Centro - Santa Maria / RS

T. 0xx55 3221-8800 W. http://www.pontodecinema.com.br

 

16 de junho de 2009 (terça-feira)

 

14:30 - Telemaquia (abertura, história, apresentação, homenagem, invocação)

Local: Café da CESMA

Abertura: Bloomsday Santa Maria, ano XVI: Leitura das efemérides

Curta História: Ponto de Cinema Bar (18 anos) e CESMA (31 anos)

Bloomsday (1904 - 2009) 105 anos de paixão: Nora Barnacle & James Joyce

 

17:30 - Odisséia (segunda edição das leituras durante caminhada pelas

ruas da cidade, lendo Ulysses, claro)

Local: Ruas da sesquicentenária Santa Maria

Leituras comparativas de trechos do Ulysses em Português

Capítulo 10: Rochas Serpeantes

tradução de Antônio Houaiss, Editora Civilização Brasileira

tradução de Bernardina Pinheiro, Editora Objetiva

tradução de João Palma-Ferreira, Editora Livros do Brasil

 

18:30 - Nostos (leituras de vários Ulysses, múltiplos Joyce e poesia

contemporâneas)

Local: BAR Ponto de Cinema

Leituras comparativas de trechos do Ulysses em Português

Leituras de trechos de boa prosa e boa poesia

Lançamento do livro "Prá começao de conversa - crônicas santa-marienses"

 

21:00 - Encerramento: O Ponto de Cinema pede passagem...

Participe você também:

Todos estão convidados a ler trechos do Ulysses e de outros livros de

James Joyce.

 

O Bloomsday é uma festa literária. Ela homenageia o escritor irlandês

James Joyce e seu livro "Ulysses", publicado em 1922. O Bloomsday é

comemorado todos os anos em muitos lugares do mundo e consequentemente

em muitas e variadas línguas. O elo comum entre os muitos dedicados

entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações é o esforço

por relembrar os acontecimentos das aproximadamente 18 horas vividas

pelos personagens do "Ulysses" no dia 16 de junho de 1904.

 

Bibliografia básica de James Joyce: Ulisses [Ulysses] Traduzido por

Antônio Houaiss, Editora Civilização Brasileira; Dublinenses

[Dubliners] Traduzido por Hamilton Trevisan, Editora Civilização

Brasileira; Exilados [Exiles] Traduzido por Alípio de Franca Neto,

Editora Iluminuras; Finnicius Revém [Finnegans Wake] Adaptado por

Donaldo Schüler, Editora Ateliê; Gato e o diabo [The Cat and the

Devil] Traduzido por Antônio Houaiss, Editora Record; Música de câmara

[Chamber Music] Traduzido por Alípio C. Franca Neto, Editora

Iluminuras; Poemas, um tostão cada [Pomes Penyeach] Traduzido por

Marcelo Tápia, Editora Olavobrás; Retrato do artista quando jovem [A

Portrait] Trad. José Geraldo Vieira, Ed. Civilização Brasileira.

 

BLOOMSDAY SANTA MARIA – 2009 /  CESMA - 31 anos / PONTO DE CINEMA – 18

anos  / XVI Bloomsday Santa Maria.  Organização: Aguinaldo Medici Severino

E. bloomsday.santamaria@gmail.com

 

WEB Clipping: http://www.youtube.com/watch?v=lxYw3jAOWv4

Cesma - http://www.cesma.com.br/noticias.php?noticiaid=194

 

 

SÃO PAULO, SP -  22ª edição - http://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=4031

 

O Bloomsday é uma celebração anual da obra Ulysses, de James Joyce, que acontece em diversas cidades do mundo, como Dublin (onde se iniciou), Londres e Nova York. Em São Paulo, o evento – criado por Haroldo de Campos em 1988 – contará, nesta sua 22a. edição, com uma programação desenvolvida durante três dias na Casa das Rosas , encerrando-se com o tradicional encontro no Finnegan´s Pub (Rua Cristiano Viana, 358 – Pinheiros), no dia 16 de junho.  Organização: Marcelo Tápia.

 

Dia 13 de junho
18 às 19 horas – Palestra sobre Dublinenses, de James Joyce. Por Maria Teresa Aquino

19 às 19h15 – Coffee-break

19h15 às 19h30 – Apresentação musical: concerto de violão solo. Por Matheus Motta

19h30 às 21h30 – Exibição do filme Os vivos e os mortos (1987), de John Huston, baseado no conto Os mortos, de Joyce.

21h30 – Apresentação de música irlandesa tradicional, pelo grupo Irish Dreams, acompanhada de degustação de Jameson Irish Whiskey.

 

Dia 14 de junho

18 às 19 horas – Palestra sobre Ulysses, de James Joyce. Por Alípio Correia de Franca Neto.19 às 19h15 – Coffee break
19h15 às 19h30 – Apresentação de música contemporânea para clarinete solo. Por Daniel Oliveira19h30 às 20h30 – Exibição do documentário James Joyce, apresentado pela TV Cultura de São Paulo na série Grandes mestres da literatura, em 2002

20h30 – Apresentação de música tradicional brasileira, pelo grupo de choro Colher de Pau, acompanhada de degustação de Jameson Irish Whiskey

 

Dia 16 de junho
14 às 16h15 – Exibição do documentário James Joyce´s Dublin – The Ulysses tour (A magical history tour) (2007)

16h15 às 18h15 – Exibição do filme Bloom, de Sean Walsh (com legendas em português), baseado no romance Ulysses, de Joyce

Finnegan´s Pub: Rua Cristiano Viana, 358 – Pinheiros.

 

Data da temporada: De 13/06/09 a 16/06/09. Dias e horários: Terça, 14h00 Sábado, 18h00  Domingo, 18h00.  

 

WEB Clipping: Casa das Rosas: http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.6eb44e481fba6c0ff828f049c19714a0/?vgnextoid=d673e017a8988110VgnVCM1000004c03c80aRCRD

Guia Folha - http://guia.folha.com.br/passeios/ult10050u412179.shtml

Quintal da Crica - http://quintaldacrica.blogspot.com/2009/06/bloomsday-2009-casa-das-rosas.html

Poiesis - http://www.poiesis.org.br/casadasrosas/agenda_eventos_interna.php?id=81  Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=139847&tid=5342402479817278292&kw=Bloomsday+2009   Blog - http://virgulaimagem.redezero.org/bloomsday-2009/ 

Overmundo - http://www.overmundo.com.br/agenda/21-bloomsday-em-sao-paulo

Cosmo -

http://www.cosmo.com.br/noticia/30608/2009-06-15/admiradores-de-james-joyce-comemoram-o-bloomsday.html

Catracalivre - http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/06/bloomsday-evento-mundial-em-homenagem-a-james-joyce/

 

 

Bloomsday - Dublin, Irlanda

 

James Joyce Centre - http://www.jamesjoyce.ie/detail.asp?ID=137

Dublin Tourism - http://www.visitdublin.com/Events/MajorEventsInDublin/Detail.aspx?id=235&mid=4369

Portal Vermelho - http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=58059

 

 

 

Relates web site:

 

Bloomsday - http://pt.wikipedia.org/wiki/Bloomsday

Who is Afraid of James Joyce? - http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=149741

James Joyce - Brasil - http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=139847

Ulysses - James Joyce - http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=74038

The James Joyce Rock Band - http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=41002211

Ulisses – James Joyce - http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=4709652

Retrato do Artista qdo. Jovem - http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=11127670

Meia Palavra - http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=3115

Blog (12.06.09) - http://eumeuoutro.blogspot.com/2009/05/bloomsday.html

 

 

Obs.  Bloomsday de Itajaí, SC (2008) -.

http://omeninoquenaomachuca.wordpress.com/2008/06/28/fotos-do-1%c2%ba-bloomsday-em-itajai/

 

 

23.06.09 revised 18.08.09